Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

domingo, 22 de abril de 2012

Recensione - RossoNoemi (2012 Edition) [Noemi] (2012)

Noemi - Rosso Noemi (2012 Edition)
Ciao Ciao People! Já acabamos de falar dos discos inéditos e das coletâneas com inéditas lançadas pelos participantes de Sanremo 2012. Porém, ainda existem 4 músicos para falar. Mas eles fizeram o que então? Noemi, Emma Marrone, e Dolcenera fizeram apenas 2° versão de seus discos, adicionando as músicas do festival de Sanremo aos mesmo. Porém, falarei deles assim mesmos. E para não ser injusto, falarei do Matia Bazar também mesmo a banda não tendo lançado nada para o evento de Sanremo.
Com a resenha do disco RossoNoemi,  já teremos falado dos discos de Arisa, Irene Fornaciari, Marlene Kuntz, Chiara Civello, Adriano Celentano, Nina Zilli, Eugenio Finardi, Samuele Bersani, Francesco Renga, Gigi D'AlessioPierdavide Carone e Noemi.
 Vamos ao que interessa então?

Este disco de Noemi mostra um ar de melancolia, de sentimento profundo que não se encontra em nenhum outro dos discos os quais foram resenhados no blog até agora. Noemi é tranquila ao passar a mensagem de suas músicas mesmo quando a música tem velocidade. 
O disco começa com "Sono Solo Parole", escrita por Fabrizio Moro, grande artista italiano, excelente letrista, e é uma belíssima música. A canção tem arranjos de cordas clássicas e uma linha de contrabaixo pop rock excelente. O Vocal de Noemi começa tímido, mas no segundo tempo da música, logo após o refrão e antes do  simples mas belo solo de guitarra, chega ao ápice na canção. Sem forçar, a artista toma a sua atenção para o disco. 
A segunda faixa do disco é a inédita "In Un Giorno Qualunque", escrita por Marco Ciappelli, compositor pop que escreveu para quase todas as músicas do X-Fator, Di Filipe, e Sanremo, em parceria com Alessandra Flora, que escreveu canções para Nina Zilli  e Gianni Morandi também.  Bela canção pop, bem alegre, onde se imagina um casal, em Milão, em um dia qualquer, de chuva, com promessas de amor, e fé um no outro, mas que se transforma num dia diferente a partir do momento que ela o conhece de verdade. E não é uma descoberta legal, pois o refrão mostra que ele é um mentiroso! "Me Pergunto Como Pode Inventar Tudo!" Letra tensa num clima de bem com a vida. Vale a pena ouvir.
A continuação do disco trata-se do disco original de Noemi, lançado em 2011, mas como nao foi falado no blog, falaremos agora....
A terceira canção, é "Up!", uma música funkeada, belíssima, que você pode estranhar a cadência, corta o ritmo da segunda, mas ele seria o primeiro na versão original. Não mancha em nada, Up! é uma das músicas mais técnicas do disco, com um belíssimo arranjo de cordas, e vocais fortes.
Partimos então para "Fortunatamente", um jazz contemporâneo de levada ao estilo Amy Winehouse, muito tranquilo de se ouvir. Infelizmente tem letra fraca que deixa a música vulnerável. Mas ainda sim é boa de se ouvir. 
A canção seguinte é "Vuoto A Perdere", uma música escrita pelo Rei do Rock Italiano, Vasco Rossi, muito bem feito, haja vista que é muito difícil para qualquer um fazer uma bela interpretação de uma música com o peso de Vasco Rossi na composição. Ela mandou muito bem. A música teve videoclipe e ficou em 6° lugar nas paradas italianas, além de ser musicalizada por Gaetano Curreri.

Assista aqui ao videoclipe oficial de Vuoto A Perdere:


O disco continua com a faixa "Sospesa", e chegamos assim a metade do disco. A faixa começa quietinha, como canção de ninar, que ganha força no refrão, e é uma das minhas faixas favoritas da artista. Tem um toque todo especial na música. Gosto muito da letra, forte, com o senso escondido, buscando para ser entendido. Fantástico!
Entramos no Lado B do disco, com a faixa "Dipendenza Fisica", outra música Funkeada, esta ao estilo Prince de fazer música embora falte uma guitarra de funk mesmo, mas a pegada da música é 100% Soul... A parte que não gruda nisto tudo é a falta de um vocal de Soul na música, mas aposto que se ela fizesse um dueto nessa música com uma daquelas negras sensacionais do Soul Internacional, iria arrebentar porque a música tem corpo para isso.
Continua o disco com a canção "Odio Tutti I Cantanti", uma música que também ganhou videoclipe mas não merece muitos comentários... Extremamente "radiofônica" desde o primeiro minuto, parece uma exigência da gravadora, não se encaixa bem no disco. Há quem adore a música então eu quero apenas frisar que é minha visão da música.
Prefiro passar para a "Poi Inventi Il Modo", uma canção onde a base é totalmente os vocais de Noemi, uma prova de fogo pois a canção tem uma letra forte que depende de uma bela interpretação. Nota 10 para Noemi nessa canção. é daquelas para fechar os olhos e deixar fluir. Não tente traduzir esta música enquanto ouvir. Sua letra é em um italiano único, perderia o senso em português. Escute em italiano! ;-) O crime dessa musica é ser tão rápida.
Depois dessa belíssima música, temos a musa cantando a música "Musa", uma canção com boa pegada, um toque de algo eletrônico, porém é realmente pop. Boa canção, mas não está perto das melhores do disco.
Finalizamos o trabalho de Noemi com a canção "Le Luce Dell'Alba", canção muito bem feita, diga-se de passagem. Bela cadência, letra e arranjo. Muito sutil os assovios da canção, realmente uma música para fechar um disco excelente.
Acho que a Noemi ainda precisa provar mais para ser uma das cantoras que farão frente nessa nova safra de artistas dos anos 2000 da Itália, mas ela já prova que tem tudo para ser fantástica já a curto prazo. Esperamos ansiosamente um novo trabalho da música dos cabelos vermelhos.

Nota: 8.25


Assista agora ao videoclipe oficial da canção "Sono Solo Parole", por Noemi:


O Encarte Completo da Versão Original Deste Disco, Com Todas As Letras Está Disponível Na Nossa Página No FACEBOOK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário